Catorze atletas representantes das secções de Atletismo, Hóquei em Patins, Basquetebol e Voleibol do Clube Desportivo da Póvoa estiveram presentes na iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com a CRE.Porto – Rede de Educação-Ação Para a Sustentabilidade, liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto e que se insere no projeto Futuro – O Projeto das 100 Mil Árvores, que tem como objetivo claro agir para um futuro sustentável, em equilíbrio com os  ecossistemas, reflorestando-os com plantas autóctones.

Esta ação decorreu em São Pedro de Rates e só foi possível porque os donos dos terrenos a reflorestar, conscientes da importância do papel ativo que cada cidadão tem nesta demanda pela sustentabilidade do futuro, uniu-se a este projeto e permitiu a reflorestação de um hectare dos seus terrenos, abatendo os eucaliptos que ali estavam e preparando-os para receber carvalho-alvarinho, medronheiro, amieiro, bétula, aveleira, gilbardeira e outras plantas autóctones que se espera que cresçam saudáveis e atraiam outra flora e fauna, criando um pequeno paraíso voltado a nascente.

O Pedro, filho da proprietária dos terrenos, que não escondeu a emoção diante de cerca de uma centena de voluntários, foi o nosso guia e não foi por acaso. Ligado à nossa secção de Atletismo, mostrou-nos de forma apaixonada como bem plantar uma árvore, chamando-nos para a importância de cada um se sentir ligado à terra, de cada um se sentir parte de um todo que é a natureza, o planeta. Uma mensagem que ficará gravada, estamos certos, na memória das 14 atletas presentes. Agradecemos ao Pedro as suas palavras e a sua paixão contagiante. Agradecemos, também, ao município, na pessoa da vereadora Sílvia Costa, o trabalho desenvolvido a pensar no futuro dos nossos jovens, dos ecossistemas do nosso concelho, para que este seja mais verde. Estaremos sempre disponíveis para este trabalho de cidadania.

Foi uma manhã diferente, muito educativa, muito divertida e que vai ao encontro dos objetivos traçados pela Direção de promover o espírito de equipa e a união entre atletas das diferentes modalidades para além dos treinos e das competições, com ações que juntem o trabalho de equipa à promoção da sustentabilidade, da cidadania e da cultura.